quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Review: Fionna e Cake – A importância de aceitar mudanças

A nova mini série spin off de Hora de Aventura veio para mostrar que a animação ainda tem muito potencial para ser explorado.


   Após o fim de Distant Lands lançado pelo HBO Max, tivemos a notícia de que Hora de Aventura teria uma mini série de 10 episódios sobre Fionna e Cake. Sem as restrições do Cartoon Network, o canal de streaming desenvolveu a série para o público jovem-adulto. Mais violento visualmente e no roteiro, o spin off trouxe a história de Fionna e Cake enquanto viajam pelo multiverso junto com Simon Petrikov, em busca da salvação do seu universo.

   Temos músicas inéditas, inclusive compostas por Rebecca Sugar. A animação está bem bonita, apesar de relativamente inconsistente em alguns momentos. Uma coisa para se elogiar é as diferentes técnicas utilizadas em alguns episódios, que trazem mais alma para a narrativa.

Momento em que a animação se parece com uma pintura. Temos também no episódio final uma animação mais parecida com um jogo em determinada cena.


   Os dois primeiros episódios são paralelos um do outro. De um lado, vemos Fionna Campbell, em sua vida comum, fazendo coisas normais. O que inicialmente parecia ser apenas uma cópia de Bee and Puppycat, se provou ser uma mera ponta de um grande icerberg. Fionna mora sozinha com sua gata Cake em um apartamento alugado. Ela já perdeu muitos empregos e se sente deslocada de onde vive. Ela queria que o mundo fosse mais mágico e sente que é especial de alguma forma. Enquanto isso, do outro lado, temos o oposto. Desde o sacrifício de Betty, Simon voltou a ser um humano normal em meio a um mundo completamente mágico. Todos estão seguindo suas vidas enquanto ele continua preso ao passado. Quando um ritual dá errado, ele acaba trazendo a dupla para Ooo em um portal na sua cabeça.

Fionna em sua vida comum trabalhando como guia em um ônibus. A série se passa 12 anos após o fim de Hora de Aventura, o que quer dizer que ela deve estar com seus quase 30 anos.



Simon admite para Finn que sentia saudades de ser o Rei Gelado porque a insanidade o protegia da dolorosa verdade.



                                                 A partir daqui, os spoilers se tornarão maiores


   Descobrimos então que o Prismo quem criou o universo de Fionna e Cake e que havia colocado na cabeça do antigo Rei Gelado (como se fosse um backup).  Também nos é revelado que o universo de Fionna e Cake ficou “normal” por conta de o Simon não ser mais mágico e o antigo mago viu nisso uma oportunidade para fugir novamente de si mesmo, propondo encontrar uma nova coroa em um dos milhares universos alternativos. Ele sendo mágico novamente, a magia voltaria para o mundo delas.

   No decorrer da série, passamos por várias realidades alternativas e a maioria delas (ou todas) não foram muito boas. O destino de Simon se provou ser de extrema importância para o destino de todos. No mundo de FarmWorld, o sacrifício de Simon impediu a bomba de devastar o mundo. No mundo dos Vampiros, o mundo só ficou daquele jeito porque ele morreu antes de achar e cuidar da Marceline, o que a fez ser encontrada pelo Rei Dos Vampiros, que a criou como uma princesa mimada e sádica. Isso nos mostrou que a influencia de Simon ajudou a moldar o caráter de Marceline. Ela não teria aprendido sobre empatia e não teria encontrado e ajudado os humanos se não tivesse conhecido ele.



Simon em uma realidade onde ele foi morto por vampiros antes de conhecer Marceline.



Marceline do mundo dominado por vampiros. Ela ficou conhecida pelo apelido de "A Estrela". Na mini série Stakes nós descobrimos que todos os vampiros importantes possuem um apelido referente a uma carta do Tarot.


   No episódio Winter King, somos apresentados a uma realidade onde em algum momento de lucidez, o Rei Gelado conseguiu permanecer com os poderes da coroa enquanto ficava são, o que parecia ser o cenário ideal. Naquele universo, a Rainha dos Doces quem era “louca” e vivia sequestrando nosso charmoso Rei do Inverno. Simon questiona sua outra versão que diz que conseguiu chegar onde estava com mera força de vontade há 100 anos. Isso o faz se sentir incapaz. No entanto, o que parecia ser um brilho de esperança para nosso trio em relação a coroa, se tornou uma semente de desespero. Após sem querer tocar na coroa do Rei do inverno, Fionna acabou com toda a sua magia o fazendo envelhecer até morrer e virar pó. Quando isso ocorre, o reino de gelo começa a se desfazer e a Rainha dos Doces se revela ser a Princesa Jujuba. O Rei do Inverno nunca conseguiu dominar a coroa, ele apenas transferiu a loucura dela para a princesa, que ficou assim por 100 anos. Com ele morto, a maldição se desfez.

Rei do Inverno e Simon após serem sequestrados pela Rainha Doce e descobrirem que seria colocados em uma batedeira gigante.
"— Isso na verdade foi uma boa metáfora." 
"— Não é uma metáfora."


   Fionna, ao ver todas essas situações, percebe que não quer aquilo para o Simon e que nem tudo que ela achava maneiro era tão legal assim. Mesmo assim, o homem está disposto a fazer o que for preciso. Nos episódios finais, Simon chega até a GolBetty. Vemos o icônico vilão Lich se queixar sobre seu propósito. Em seu universo, ele aniquilou toda a vida. Porém, isso não lhe trouxe nenhuma satisfação. Golbetty o mata e coloca Simon no corpo de uma encarnação futura de Finn. Lá, após encontrar um livro, ele começa a entender que Betty sempre fez tudo por ele, mas o mesmo não podia ser dito dele. Suas vontades sempre foram priorizadas, mas ele nunca priorizou as dela. Ao querer colocar a coroa novamente, Simon estaria desrespeitando a escolha e sacrifício de Betty. Ele começa a se questionar o que teria acontecido se tivesse feito escolhas melhores e percebe que isso não tem mais relevância. Golbetty se despede de Simon em uma cena emocionante e diz que ele foi uma experiencia maravilhosa. Tendo transcendido para além da compreensão mortal, é entendível todas aquelas lembranças terem virado apenas experiências na vastidão do espaço-tempo.

Simon se despede de Betty para sempre. Para seguir em frente, é preciso aceitar o passado.




Amar também é respeitar as escolhas um do outro. Betty pagou um preço alto pela cura de Petrikov. Desfazer isso é fazer todo o seu esforço ter sido em vão. 


   Com a ajuda de Prismo, que consegue se libertar após ter sido preso pelo Escaravelho (por ter criado um universo sem autorização), Fionna e Cake conseguem deter o vilão que as perseguia e que queria apaga-las da existência e graças a Golbetty, Simon consegue um jeito de fazer o universo das garotas se transformar em um “universo autorizado”, sem precisar da coroa. Com isso temos um dos raros momentos onde Hora de Aventura encerrou algo de forma otimista. O Escaravelho é punido e o universo de Fionna e Cake continua a existir, permanecendo normal na maior parte, com apenas algumas mudanças aqui e ali apenas (Cake continuando sendo mágica, o filho de Finn de Farmworld vindo para esse universo com o Baby Finn e algumas criaturas pegas pelo Escaravelho que decidiram ficar por lá). Em Ooo, Simon voltou para sua vida tradicional, mas continuando a se comunicar com Fionna pelo celular, fazendo uma nova amiga. Ele parece mais feliz, aceitando as coisas do jeito que elas são agora.


                                                  Simon mandando mensagens para Fionna.



Tudo permaneceu, mas ainda mudou, bem levemente.


   Mesmo que o título da série remete a Fionna e Cake, é fato que a verdade é que a série é sobre Simon Petrikov. O final poderia ter explorado outras possibilidades para seu desfecho e fugido um pouco mais do clichê e talvez ter dado alguns vislumbres do que ocorreu nos outros universos nos quais eles acabaram interferindo. Porém, acredito que ele conseguiu cumprir sua proposta. Aliás, é bom deixar algumas coisas para nossa própria imaginação... Vimos que ainda havia muito o que explorar do universo de Ooo e é uma pena que essa nova aventura tenha sido tão curta. Apesar de efêmera, foi uma ótima aventura e um presente para nós, fãs antigos, que cresceram com a animação.

 

Nota final: 8/10

Menções honrosas a construção do relacionamento do Marshall e do Gary e com os paralelos entre suas versões oficiais.

Marshall e Gary tendo um encontro fofo.



Enquanto isso, Marceline e Jujuba se moendo na porrada em outro universo.




Voltei das cinzas porque essa mini série desbloqueou uma memória afetiva muito grande em mim e descobri que ainda  tinha acesso a esse blog. Talvez ninguém irá ler e está tudo bem. Os anos nesse blog foram bons tempos. Entretanto, é preciso aceitar mudanças. Esse tempo se foi e apenas o que restou é a saudade. Isso é a vida. Memórias vem e vão, nós crescemos e assumimos responsabilidades. Devemos lembrar com carinho das coisas boas, mas não devemos deixar a saudade nos puxar para trás. 





domingo, 31 de março de 2019

O que houve com o filme de Hora de Aventura?


   

   Venho trazer uma notícia rápida. Muitos devem se lembrar que em 2015, mais especificadamente, em fevereiro de 2015, saiu uma notícia sobre um filme de Adventure Time. A notícia saiu online na revista norte americana "Deadline". Na matéria é dito que o filme seria produzido por "Roy Lee" (Uma Aventura Lego) pela Warner. Muitos sites de notícias aqui no Brasil publicaram a notícia, sites grandes, como: G1, Uol, Adorocinema e etc e que a previsão era para o filme ser lançado em 2017. Bom, já estamos em 2019... É de se pensar que o filme foi cancelado. Porém, a realidade é que ele não foi, pois ele nunca sequer existiu. Um dos produtores de HDA disse que a Warner nunca fez nenhuma parceria de filme algum de HDA. E disse que nunca nem soube dessa história. Ou seja: FOI TUDO UMA BAITA FAKE NEWS. Estou noticiando aqui, pois até agora não vi nenhum veículo de notícias famoso falar sobre isso...

   Infelizmente eu estou sem links, só sei que fiquei sabendo dessas informações pelo Twitter de uns desses produtores de HDA. Então fica a cargo de vocês confiarem na minha credibilidade ou não. Mas eu não tenho motivos para mentir em um blog falido de 10 visualizações  ¯\_(ツ)_/¯

A VERDADE SOBRE O FIM DE HORA DE AVENTURA

   Depois de tanto tanto sem postar, finalmente eu dei sinal de vida. Reapareci porque vi necessidade de postar sobre isso, é meio que um desabafo, portanto, será um post rápido. Não quero ficar prolongando o assunto.


   Vamos, lá, como muitos sabem, o episódio final de Hora de Aventura foi ao ar nos EUA dia 3 de setembro de 2018, com o nome de "Come Along With Me". Depois de 288 episódios, tivemos que dizer adeus a nossa querida série, tão amada, aclamada e adorada por muitos. Mas nem tudo são flores. O episódio final da série dividiu muitas opiniões. Uns gostaram muito, outros odiaram e outros ficaram indiferentes. Todavia, há algo em comum na maioria das opiniões, sejam elas de quem gostaram do final ou não: Foi rushado. E o culpado disso? O CN. "M-mas, Bonnibel, como assim?"
   A verdade é que o CN cancelou Hora de Aventura. Sim. E eles fizeram isso do nada, no meio da produção da 9º temporada. A série estava planejada para ir até a 10º temporada. O time de produção ficou extremamente perdido com essa notícia repentina e tiveram que se virar nos 30 para entregar um final. O possível motivo do cancelamento foi audiência baixa. Porém, sabem por quê? Porque o CN tratou HDA que nem bosta. Esta é a verdade. Não colocaram reprises adequadas e o marketing pra série nesses últimos anos foi praticamente nulo. Sem contar os vazamentos, que estragaram a experiência e muitos. 
   Se você é uma pessoa que acessa as grades dos programas de TV, você viu claramente que a grade inteira do CNEUA nesses últimos anos estava sendo ocupada por Teen Titan GO. Colocaram HDA num dia horrível da semana para piorar a situação. Se você for ver alguns clipes da série no youtube, se percebe que muitos achavam até mesmo que a série havia acabado, sendo que a mesma ainda estava rolando. Os novos episódios passavam só 1 vez (na estreia) e nem tinha mais reprises, muito menos reprises dos eps antigos e nem comerciais. Da animação mais assistida do canal, ela decaiu para um número muito inferior. Episódios que antes tinham 3 milhões, agora tinham 500/800 mil (esses dados podem ser visto até mesmo no Wikipédia). Muita gente nem sabendo o dia que passava os episódios por falta de comerciais e reprises. Por conta disso, a audiência foi caindo, caindo, até decidirem terminar de afundar a animação cancelando-a no meio da temporada. Por isso que essa temporada só teve 13 episódios. Esse foi o tratamento dado pelo CN para com HDA. E não somente ele, "Apenas um Show" foi outra vítima lastimável dessa empresa. 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os desenhos atuais são ruins ou é a sua nostalgia ignorante?

Antes de começar o post, queria dizer que esse blog tem como foco Hora de Aventura, porém, como HDA é um desenho atual, ele irá entrar no contexto da postagem.




Quem aí já não entrou no facebook e deu de cara com postagens como essa?



"Hey, criança. Você nunca será bom como eu fui."



Não é difícil ver os nostálgicos no Facebook fazendo comparações do Cartoon Network antigamente com atualmente. Mas, será que os desenhos atuais são mesmo ruins?

Quem conhece bem o Cartoon antigamente sabe que boa parte dos desenhos tinham como foco o humor. Como: "Jonny Bravo", "A Vaca e o Frango", "Tom e Jerry", "Du Dudu e Edu", etc. Já outros, não deixavam de ter humor, mas as vezes vinham com tramas mais sérias, como o "Coragem O Cão Covarde" e até mesmo "As Meninas Superpoderosas". Entre 1992 (que foi o ano de fundação do CN) e 2008 o Cartoon estava bastante em ascensão, principalmente com os blocos Toonami e Adult Swim. Porém, algo muda. Em março de 2007, Toonami sai da programação do CNBR sem mais e nem menos. No ano seguinte, em março de 2008, o Adult Swim também é extinto do canal. Quem é dessa época do Adult Swim sabe a confusão que esse bloco causou. Tudo isso por conta que os pais ficavam reclamando que suas crianças ficavam acordadas de madrugada, e nesse hora passava desenhos para maiores de 18 anos. Depois disso, os desenhos clássicos praticamente saíram do canal, somente passando em um bloco às 6:00 da manhã. Passaram se uns anos, até que o Cartoon começou uma nova geração de desenhos, com em 2010 sendo a chegada de "Hora de Aventura" e "Apenas Um Show". Em 2011, "O Incrível Mundo de Gumbal". Em 2014 "Steven Universe" e "Clarêncio o Otimista". E em 2015, com a maravilhosa mini-série, "Over The Garden Wall" e a o divertido "Irmão do Jorel". Claro, temos muitos outros, mas não vou ficar aqui citando um bocado de nomes. Citei esses porque foram os que fizeram mais sucesso.

É notório que os desenhos de hoje em dia ganharam muito mais complexidade. Claro, também tivemos desenhos bem... como posso dizer...peculiares, tal como Titio Avô. O que dizer do melhor desenvolvimento de personagens que eu já vi na minha vida de Hora de Aventura? O que dizer da nostalgia dos anos 80 de Apenas Um Show? O que dizer da melancolia encantadora de Over The Garden Wall? O que dizer da infância alegre de Clarêncio? O que dizer do humor nonsense super divertido de Gumbal? O que dizer da fofura de Steven Universe?

Outra coisa que eu queria que vocês notassem, é que o problema não são os desenhos atuais, e sim a programação porca do Cartoon Network BR, com centenas de reprises, censuras e menos blocos. O ideal era o Cartoon Network fazer uma grade mixando tanto os desenhos antigos quanto atuais sem 300 reprises. A programação ficaria mais variada e agradaria tanto os nostálgicos de plantão quanto o público atual. Então repito: O PROBLEMA É A GRADE DE PROGRAMAÇÃO. Mas infelizmente, o Cartoon BR não quer isso, porque se essa fórmula está dando audiência, por quê eles mudariam?  Se você sente saudades do clássicos, existe um canal que só exibe eles. Ele se chama "Toocast". 

Para aqueles que ficam postando o cinema do Cartoon antigamente cheio e o atual vazio, só queria dizer que quantidade não quer dizer qualidade. Antigamente tinha tanto desenho ruim quanto hoje. Você, que fica reclamando dos desenhos atuais, não os julgue pela aparência. Principalmente se tratando de Hora de Aventura, que é super apedrejado por ser todo colorido e as vezes ter humor nonsense. 

Então para encerrar, a resposta da pergunta do título: Não, os desenhos atuais não estão ruins. É a apenas a sua nostalgia ignorante sim, amiguinho.











sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mini-série de Hora de Aventura focada na Marceline é anunciada!

Foi anunciado no Upfront do Cartoon Network de 2015/2016 diversas novidades das séries do canal, incluindo Hora de Aventura, que foi revelado que ganhará uma mini-série focada no passado de Marceline.

Sinopse: Finn e Jake enfrentam uma nova ameaça para Ooo quando um experimento da Princesa Jujuba desencadeia fantasmas do passado de Marceline.

Mais tarde, também foi revelado que Hora de Aventura ganhará um filme, e que será dirigido por Chris McKay e Roy Lee.

Fonte: http://deadline.com/2015/02/cartoon-network-upfront-powerpuff-girls-adventure-time-1201376480/

FILME DE HORA DE AVENTURA É ANUNCIADO!

Depois do filme de "Regular Show" (Apenas um Show) ser anunciado, hoje tivemos uma grande novidade... um filme de Hora de Aventura finalmente é anunciado! Segundo o site Deadline, o projeto será produzido pela combinação vencedora de Chris McKay e Roy Lee.

McKay, foi um dos dos produtores executivos de "The Lego Movie", e foi recentemente contratado para dirigir o filme "The Lego Batman" da Warner Bros juntamente com Lee. O filme "The Lego Movie" (Uma Aventura Lego) quebrou recordes de bilheteria ano passado, arrecadando aproximadamente 400 milhões de dólares, e sendo o primeiro filme de 2014 a alcançar essa marca.

O  estúdio do Cartoon Network, denominado "Cartoon Networks Studios" também estará envolvido na produção, assim como Pendleton Ward, que também terá algum envolvimento em escrever e produzir a versão de recurso. Jon Berg e Cate Adams estará supervisionando o projeto para a Warner Bros. De acordo com o site, Adventure Time tem potencial para de se tornar uma franquia de filmes, assim como oa filmes Lego (nada concreto).

O site também diz que diversas celebridades emprestaram as suas vozes para os novos personagens, incluindo George Takei, de Pee-Wee Herman Paul Reubens, Neil Patrick Harris, e Andy Samberg.

A data e a sinopse não foram reveladas.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Nova HQ de Hora de Aventura: Marceline Gone Adrift

Uma nova Hq de Hora de Aventura foi lançada ontem (dia 15/01/2015), a Hq é um novo variante escrito por Meredith Gran ( a mesma escritora de Marceline e as Rainhas do Grito), e novamente será focado nas nossas personagens prediletas, Princesa Jujuba e Marceline.

Sinopse:

Marceline começa a fazer um tumulto por razões misteriosas, e a Terra de Ooo tenta desesperadamente lutar para detê-la. Na tentativa de salvar Ooo e Marceline de si mesma, a Princesa Jujuba impulsiona acidentalmente Marceline para os confins do espaço, onde ela perde seus poderes. Sendo assim, a Princesa Jujuba tenta fazer um resgaste espacial, que vai testar o poder de sua mente, e de sua amizade.


 Capa: